AMOR PELO QUE SE FAZ
A experiência do modelo pedagógico da Dinâmica na Feira das Ciências
Referência quando o assunto é “aprender fazendo”, ou seja, “colocando a mão na massa”, a Escola Dinâmica amplia sua proposta pedagógica, há 45 anos, construtivista, utilizando-se das Metodologias Ativas, ferramentas que promovem a experiência vivencial como alavanca para a aprendizagem, com foco na autonomia do aluno. O estudante como protagonista de seu conhecimento.
O modelo de ensino valoriza as habilidades individuais e o trabalho em equipe. Desperta interesse, curiosidade, incentiva a oralidade e promove um aprender cada vez mais eficiente e alinhado ao mundo atual. Destaque também para o uso das tecnologias e de investimentos na criação de laboratórios e de “ambientes educadores”, que propõem concepções diferentes de sala de aula. Novos espaços convidam à curiosidade, capturam a atenção e funcionam como facilitadores do processo de aprender.
Olhar visionário da diretora, Angela Diener, que, desde a criação da Escola, em 1978, leva o futuro para dentro das salas de aulas. Com um time pedagógico qualificado e alinhado ao conceito do “making learning visible”, auxiliares, professores, supervisão e coordenação têm papel decisivo no desenvolvimento da Feira das Ciências. A equipe coloca a “mão na massa” e vive todo o processo de construção, para muito além da entrega de projetos. Os detalhes e envolvimento de todos, mostram que, nesta receita conjunta, também têm muito esforço, dedicação e, principalmente, amor pelo que se faz.
E é a Feira das Ciências que abre a nossa revista digital mensal, a Dinâmica News, projeto de comunicação, que vai trazer notícias sobre tudo o que acontece na nossa Escola, dando voz à proposta pedagógica da Escola, às famílias, aos alunos e à equipe acadêmica.
Nesta edição, o olhar da professora de Ciências, Marileia Pires, para a importância de eventos científicos no universo escolar. O coordenador-geral, Jorge Nogared Cardoso, conta sobre a experiência da Escola Dinâmica na organização do evento e, especialmente, da edição 2023. Ainda a contribuição de André e Ana Cristina Báfica, pais de aluno, que há dez anos participam das nossas Feiras. E a estudante do Terceirão, Luisa Pruner, legitima o modelo de ensinar Dinâmica em uma entrevista com dois pequenos da Educação Infantil, revelando sua própria jornada de aprender interligada às jornadas dos que começam a trajetória.
Porque, sim, o aprender não termina nunca!








