Educação do futuro: Dinâmica na Finlândia
A diretora Roberta Diener e a diretora assistente Rafaela Mattar estiveram na Finlândia e Estônia, entre os dias 01 e 10 de setembro, conhecendo de perto a educação destes países, que estão na lista dos melhores modelos do mundo, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, divulgada em fevereiro de 2023.
A direção integrou comitiva de educadores e participou de uma série de visitas técnicas, palestras e workshops, em diferentes instituições de ensino. Entre elas, estão a Porolahti School, na Finlândia, a Pelgulinna Riigigümnaasium e 21st School, na Estônia.
A tecnologia aplicada à educação e uso de diferentes ferramentas e aplicativos foi outro foco da viagem, com visitas a HUBs. Outro momento importante foi a agenda com o cônsul brasileiro na Estônia, em um encontro dedicado a compartilhar a experiência do modelo da Dinâmica.
A Finlândia é o país número um da lista da melhor educação do mundo. A informação é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE e foi divulgada em fevereiro de 2023, através de uma avaliação realizada com os estudantes do País dentro da metodologia do Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA, que oferece informações sobre o desempenho dos estudantes, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem, e também aos principais fatores que moldam o aprender, dentro e fora da escola.
O grande diferencial dos Países mais bem ranqueados, segundo a ODCE, está a mescla de competências culturais, interação e auto expressão em seus modelos de Educação.








