Pensar os ambientes como “terceiros educadores” tem sido uma orientação da Escola Dinâmica que, ao longo dos últimos anos, tem investido em espaços pensados com intencionalidade e organizados de forma a tornar o aprendizado ativo, oferecendo diferentes possibilidades e materiais que enriquecem este processo.
“O espaço interage, modifica-se, toma forma de acordo com projetos de interesse, sequências investigativas e experiências, num diálogo constante entre a arquitetura e a pedagogia”, explica a diretora Roberta Diener.
O conceito está presente na obra do pedagogo italiano Loris Malaguzzi, criador da abordagem de Reggio Emilia, inspiração da Escola Dinâmica no seu fazer pedagógico e que, entre outros, aponta os ambientes educadores, como fundamentais na jornada de educar crianças pequenas.
“Dentro desta visão, ampliamos nossos estudos para a Rica Normalidade, outro conceito de Reggio Emilia e que nos possibilita aprofundar as relações de professores e crianças nestes espaços de aprendizagem”, conta a assessora pedagógica da Educação Infantil, Inara Moraes.
“Com a assessoria do Doutor em Educação, Paulo Fochi, durante todo o ano de 2023, fomos convidadas a pensar na Rica Normalidade “a buscar um complexo equilíbrio espacial nas salas de referência, o que significa uma normalidade que vai além de um espaço que provoque experiências para as crianças, mas, sim, que se mantenha normal e complexo, novo e habitual”.
Outro ponto destacado por Inara é o “gerenciamento consciente e competente” do que pode acontecer em um espaço com grupos de crianças pequenas. “Nossa equipe precisa estar preparada para lidar com grandes descobertas, conflitos ou contradições, no sentido de manter um ambiente saudável, um espaço natural de convívio”, indica.
OFICINAS DE ARTE
Para enriquecer os repertórios das equipes para novas possibilidades de uso e aplicação de materiais nas “Salas de Referência” - como a Dinâmica se reporta aos espaços de vida coletiva da Educação Infantil -, as semanas de treinamento incluíram diferentes oficinas de arte, ministradas por atelieristas contratadas e profissionais da Escola.
Oficina de Literatura nos começos Linguageiros de bebês e crianças pequenas - com a assessora pedagógica,
Inara Moraes.
Oficina de Aquarela - com a atelierista,
Elisangela Mira da Costa
Oficina Linguagem do Barro - com a atelierista,
Viviana Schames
Oficina sobre Riscantes - com a atelierista,
Bárbara Bessa
Oficina Linguagem dos Papéis
- com a coordenadora da Educação Infantil, da Unidade Leste,
Karin Orofino.
Oficina de Madeira - com o atelierista,
Gerson Renato da Silva Costa
Inara explica que as oficinas foram pensadas no sentido de
ampliar os saberes das equipes sobre materialidades. “Ter um contato de maior intimidade com a materialidade do barro, por exemplo, oficina ministrada pela atelierista Viviana Schames, possibilitou
reflexões e vivências poéticas, dando novos sentidos a toda a força da natureza, em sua forma”, enfatiza Inara.
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
A Escola Dinâmica tem ainda expandido as discussões para o
Processo Documental, maneira sistematizada de organizar os registros e observações dos professores, também uma referência da abordagem de Reggio Emília.
A prática já é implementada na Escola, mas “se expande nas rotinas pedagógicas,
à medida que os professores aprofundam saberes e ganham experiência nos registros das vivências”,avalia a assessora Inara Moraes, responsável por abrir a semana de Formação Pedagógica 2024.
Ela conta que escolheu
o caminho de tornar a organização do processo documental visível, elencando as conquistas e o todo aprendizado de 2023.
“Fui mostrando as reflexões que os professores de cada Unidade desenvolveram no decorrer do ano. O quanto
se encantaram e produziram pensamento pedagógico a partir daquilo que registraram das aprendizagens individuais e em grupo das crianças”, disse.
Inara complementou que a prática dialoga com a própria sistemática do processo documental, que é
olhar para os observáveis -
registros em fotos,
textos,
vídeos -
seguida de reflexão sobre o processo de aprendizagem.